miércoles, 16 de mayo de 2012

Gustar

Um verbo bem dificil para mim é o verbo gostar em espanhol. Simplesmente porque suas conjugação é diferente do português. Enquanto que em português nós temos que saber a terminação verbal, em espanhol o que é preciso saber é que pronome usar.

No presente iremos usar apenas duas formas do verbo gustar: Na terceira pessoa do singular ou plural.

Então você usará gusta ou gustan

Vamos ao pronomes. Eles são:

me - quando eu estiver falando de mim
te - quando eu estiver falando de tu ou você
le - quando eu estiver falando dele ou dela
nos - quando eu estiver falando de nós
les - quando eu estiver falando de vocês, eles ou elas.

Agora, quando usar gusta ou gustan?

Isso vai depender do complemento.

Se você estiver falando que gosta de música brasileira, então você está usando o singular (música brasileira). Dessa forma deverá usar o verbo no singular (gusta)

Me gusta la música brasileña.


Mas se o complemento estiver no plural, por exemplo, filmes brasileiros, então o verbo vai para o plural.


Me gustan las peliculas brasileñas!


Você poderá usar os seguintes pronomes para dar enfase a mí, a tí, a él, a ella, a nosotros, a ustedes, a ellos, a ellas. Não se esqueça que esses pronomes são opcionais e vêm antes dos pronomes citados acima.

(A mí) me gusta la pizza napolitana.
(A nosostros) nos gusta estudiar español.




Y a ustedes? Les gusta estudiar español?


2 comentarios:

Gustavo dijo...

Es interesante ver que la forma que se usa en portugués "Eu gosto de ...", "gusto de", lo usan los niños, o los adultos para emular a los niños, cuando se refieren a que gustan amorosamente de alguien. (Al menos en el Rio de la Plata)
"gusto de ella" = me gusta ella.

Como ejemplo que mejor que esta canción del Cuarteto de Nos, donde el protagonista es un niño que sufrió un incidente bastante complicado:

Me estaba por ir a jugar
con una nena que yo gusto de ella
me ponía el pantalón
pero un dolor me hizo ver las estrellas.

http://letras.terra.com.br/cuarteto-de-nos/376247/
http://www.youtube.com/watch?v=6at0hUBLk5c

Fábio dijo...

Interesante! Me gustó mucho el cuarteto de nos!!