miércoles, 25 de abril de 2012

oler

O verbo oler é um verbo muito diferente para os falantes de português. Quem sabe o que significa?

Eu não saberia.

Oler significa cheirar. Increíble, no? Mas incrível é a conjugação dele que é irregular. Então aí vai:








                                                          Indicativo
presenteimperfectopretéritofuturocondicional
yo
él, ella, Ud.
nosotros
vosotros
ellos, ellas, Uds.
vos
huelo

hueles
huele

olemos
oléis

huelen

olés
olía
olías
olía
olíamos
olíais
olían
olías
olí
oliste
olió
olimos
olisteis
olieron
oliste
oleré
olerás
olerá
oleremos
oleréis
olerán
olerás
olería
olerías
olería
oleríamos
oleríais
olerían
olerías


El perro me olió de arriba a abajo  - o cachorro me cheirou de cima a baixo.
Ese asunto no me huele nada bien - esse assunto não está me cheirando bem.

0 comentarios: